Mercado dos Produtos da Oliveira e os Desafios Brasileiros

RESUMO: O mercado dos produtos da oliveira divide-se principalmente em azeitonas de mesa e azeite de oliva. No mundo a área cultivada é de aproximadamente 9,5 milhões de hectares com  produção de aproximadamente 21 milhões de toneladas de olivas. O mercado brasileiro é dependente  das importações destes produtos, e o país é iniciante na produção desta cultura. O estudo visou  apresentar a grandeza deste mercado e os principais desafios a serem vencidos para o desenvolvimento  da produção nacional. Apesar da exploração recente da cultura, o Brasil mostra que tem potencial para  ganhar mercado, com a produção dos primeiros azeites nacionais.


Palavras-chave: oliva, oliveira, azeite, azeitona, mercado

 

 

Data de Publicação: 03/05/2013

Autor(es): Juliana Rolim Salomé Teramoto Consulte outros textos deste autor
Edna Ivani Bertoncini Consulte outros textos deste autor
Angélica Prela-Pantano Consulte outros textos deste autor